Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

GHEE – MANTEIGA CLARIFICADA

GHEE – MANTEIGA CLARIFICADA
Avalie sua postagem

 

 

Ghee, a manteiga clarificada é amplamente usada na  culinária  indiana e também na medicina  Ayurvédica por ser um alimento nutritivo e antioxidante ,eficiente na eliminação de toxinas, entre outras propriedades.

Na Índia, Manteiga Ghee, chamado de  usli ghee é um produto de uso cotidiano,  considerado  sagrado e celebrado como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura sendo a gordura base da culinária Índia.

O  Ghee é tradicionalmente produzido ao aquecer manteiga fresca,sem sal e sem adição de  nenhum produto químico e de boa qualidade até que ela se  torne um líquido dourado e translúcido e com perfume característico.

Durante esse processo, a lactose coagulada e outros sólidos do leite são removidos,  podendo então ser consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.

Após a filtragem das impurezas, transforma-se em um óleo puríssimo.

Graças a isso, o Ghee suporta temperaturas superiores à da manteiga e de  outros óleos sem  criar toxinas. O Ghee é um tônico fortalecedor e regenerador dos fluídos,aumentando sua  mobilidade, exatamente  o oposto da manteiga que provoca  degeneração, acúmulo e problemas de circulação nas artérias. Mesmo sendo uma gordura saudável, deve ser consumido com moderação. Como o Ghee é mais saboroso que outros óleos, uma pequena quantidade é suficiente.

Na culinária, a manteiga clarificada é extremamente funcional pois tem um “ponto de fumaça”  mais alto,isso quer dizer que pode ser usada em temperaturas mais altas antes de começar a queimar e ficar nociva. A técnica de fazer a manteiga clarificada consiste em retirar toda água e  sólidos de leite  mantendo somente a gordura.

 

Modo de preparo tradicional

 

500 g de manteiga sem sal

Em  uma Caçarola com fundo bem grosso coloque a manteiga  em fogo baixo e  vá retirando aos poucos com a escumadeira os pedacinhos de gordura sólida  que ficam boiando na superfície.

Controle a temperatura para evitar que queime tomando muito  cuidado para que não escureça  e nem que desprenda fumaça

 

Retire os sólidos até que ela se torne  numa cor dourada porém,límpida e transparente despeje em uma vasilha de louça ou  vidro secos  e deixe esfriar destampado.

 Depois de frio guarda num recipiente hermeticamente fechado em lugar fresco e seco.

 

 

Pode ser guardada no freezer por 06 meses e 03 meses na geladeira e por 3 semanas em temperatura ambiente

 

Bibliografia

Arqueologias Culinárias da Ìndia –  Fernanda de Camargo Moro

Culinária Indiana –   Fernanda de Camargo Moro

Elaborado por Irma Leite ,Educadora Nutricional

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.