Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

MAIS FRUTA POR FAVOR

MAIS FRUTA POR FAVOR
Avalie sua postagem

Dica da Nutricionista

Aline Cardoso Amá…. CRN: 33582

 

Noventa por cento da população brasileira não atinge as recomendações mínimas diárias de consumo de frutas e verduras e há evidências de que a maioria sequer conhece as recomendações para estes alimentos, segundo relata a POF 2008-2009.
A OMS recomenda consumo mínimo de FLV em 400 g/dia, equivalente a cinco porções diárias desses alimentos para todos os grupos etários. Referências nacionais endossam as mesmas práticas, a exemplo do último Guia Alimentar para a população Brasileira do MS, que recomenda o consumo diário mínimo de 3 porções diárias de frutas  , 3 de legumes e verduras. 
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), que estimula o consumo de mais de cinco porções diárias para crianças e adolescentes como forma de prevenção da obesidade. Dados de consumo, entretanto, mostram ingestão insuficiente em nível mundial e em todos os grupos etários.
O Ministério da Saúde, com a sugestão de metas e ações para o ano de 2022, que aborda fatores de risco para a obesidade modificáveis, propõem o aumento da prevalência do consumo recomendado em 10%.

A manutenção do baixo consumo de frutas, legumes e verduras tem sido constatada na população brasileira em geral e pode explicar a inadequação no consumo de vitaminas, principalmente a vitamina C, que tem nesses alimentos suas principais fontes.

A ingestão média per capita diária de frutas, legumes e verduras observada na adolescência foi abaixo de 100 g, estando muito aquém dos 400 g diários recomendados para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de enfermidades

Suco de Abacate

Dica da Nutricionista… Aline Cardoso CRN: 33582

Porque sábado tomei uma bela vitamina de abacate no café da manhã e resolvi dizer o quanto essa fruta é importante.

O abacate é uma fruta rica em muitos nutrientes, entre eles a vitamina A, E, glutationa, beta-sitosterol, minerais, e é uma ótima fonte se ômega 9. O óleo de abacate chega a ser comparado com o Azeite de Oliva devido ao seu teor de ômega 9.
Por conta de sua constituição o abacate protege a saúde cardiovascular, já que proporciona uma diminuição na concentração de colesterol LDL (o mau colesterol) e aumentando a concentração de colesterol HDL (o bom colesterol). Além disso possui um ótimo perfil antioxidante, que além de evitar danos às células de nossos corpo também evitam a oxidação da porção LDL do colesterol que é uma das causas de doenças cardiovasculares.


Curiosidade:

Você sabia que para acelerar o amadurecimento você pode ajudar deixando uma maçã ao lado?


Atenção:


Vale a pena lembrar que por conta de seu alto teor de gordura o abacate deve ser consumido com cautela, evitando exageros.

 Elaborado por: Nutricionista Aline Cardoso Amá, CRN: 33582

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.