Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

FARINHAS SEM GLÚTEN

FARINHAS SEM GLÚTEN
Avalie sua postagem

Dica da Nutricionista

Aline Cardoso… CRN: 33582

Existem diversos tipos de farinha sem glúten, que podem ser classificadas em:

?Farinha integral: farinha de arroz integral, farinha de coco, farinha de sorgo, farinha de trigo sarraceno, farinha de chia, farinha de linhaça, farinha de milho e farinha de aveia (sem glúten).

?Amidos: polvilhos doce e azedo, amido de milho, fécula de batata e araruta.

?Farinha de oleaginosas e sementes: farinha de amêndoa, farinha de castanha-do-Pará, farinha de amaranto e farinha de gergelim.

?Outras farinhas: farinha de grão-de-bico, farinha de berinjela, farinha de banana verde, farinha de beterraba, farinha de soja e psyllium.

Além das farinhas sem glúten, é necessário o uso de gomas para dar elasticidade à massa. A goma xantana e a goma guar são as mais utilizadas para substituir o papel do glúten, evitam que a massa fique esfarelenta.

?Como usar:

A farinha de arroz é a mais utilizada para substituir a farinha de trigo, especialmente pela sua cor branca e sabor suave. Como o glúten é responsável por dar elasticidade e viscosidade à massa, é preciso combinar diversos ingredientes na massa sem glúten, que não tem a capacidade de reter o gás da fermentação, resultando um pão sem glúten com miolo borrachento e firme.

 


Não existe uma regra de substituição das farinhas de trigo pelas farinhas sem glúten, mas, de maneira geral, pode-se usar a seguinte proporção para 1 xícara de farinha de trigo: ½ xícara de farinha de arroz, 3 colheres de sopa de fécula de batata, 1 colher de sopa de polvilho doce e ½ colher de sopa de goma xantana.

 


A farinha de arroz, em especial a integral, é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Possui textura levemente granulada e é mais pesada do que a farinha de arroz branca. A fécula de batata apresenta textura parecida com a do amido de milho e é indicada para proporcionar leveza à massa sem glúten. Já o polvilho doce ajuda a dar elasticidade ao pão.

 

 Para quem gosta de alimentação saudável

Benefícios do seu principal ingrediente: A aveia é um grão potente, rica em minerais como cálcio e ferro, além de possuir vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras. Entre seus benefícios, é capaz de promover sensação de saciedade, melhorar o funcionamento intestinal, facilitar a digestão, controlar a pressão arterial, diminuir colesterol ruim e controlar quantidade de açúcar no sangue.

Pode ser encontrada nas versões farelo, farinha ou flocos. Entre as três, o farelo de aveia é o que mais ajuda na dieta. “Esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas”.

Receita do dia: 

Pão sem farinha de microondas.

 

Ingredientes:

– 1 clara

– 2 colheres de sopa de farelo de aveia

-1 colher de sopa de iogurte desnatado

-1 colher de café de fermento

Modo de preparo:

Misturar tudo em um recipiente e colocar no microondas por 1 minuto , rechear com o que quiser( eu coloquei ricota e blanquet de peru) e
colocar por mais 3 minutos no microondas. Pronto ! Eu só finalizei com orégano é um fio de azeite! 

Nutricionista Aline Cardoso Amá, CRN: 33582

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.