Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

VOCÊ CONHECE O PODER DA CANELA?

VOCÊ CONHECE O PODER DA CANELA?
5 (100%) 6 votos

Eu resolvi pesquisar os benefícios da canela, porque comi um bolo delicioso de churros que tinha muuuita canela. Eu fiquei admirada com o seu poder para a nossa saúde.

A canela é uma especiaria que tem sido usada por suas propriedades medicinais por milhares de anos, porque auxilia na boa saúde e na prevenção de doenças. Ela é rica em fibras e vitaminas e minerais, como manganês, cálcio, ferro e vitamina K, além de ser livre de açúcar e gordura.

  1. Poder Antioxidante

A canela é rica em antioxidantes, como polifenóis, superando até mesmo o alho e orégano. Na verdade, a canela pode ser usada até mesmo como um conservante de alimentos naturais.

 

  1. Poder Anti-envelhecimento

Por ser rica em antioxidantes, a canela neutraliza os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células do corpo. 

 

  1. Poder no auxílio ao emagrecimento

A canela possui uma ação termogênica,ou seja, acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Além disso, ela reduz os níveis de açúcar no sangue.

 

  1. Poder no combate e controle da Diabete

A canela melhora a resistência à insulina e baixa os níveis de açúcar no sangue. Em jejum, pode abaixar de 10 a 29%. A dose necessária por dia é cerca de 0,5-2 colheres de chá (1-6 gramas).

 

 

 

  1. Poder na redução do Risco de Doença Cardíaca

A canela reduz o risco de doenças cardíacas, porque auxilia na redução da pressão arterial e dos níveis de colesterol total.

 

  1. Poder na diminuição da fadiga e da melhora do estado de ânimo,porque aumenta a resistência ao stress.

 

  1. Poder no aumento da função cerebral

Foi provado que canela melhora significativamente o estado de alerta mental. Basta sentir o cheiro para aumentar a atividade cerebral!

A fragrância pode melhorar o processamento cognitivo e melhorar significativamente o funcionamento do cérebro relacionado à atenção, memória de reconhecimento virtual, memória de trabalho e velocidade visual-motora.

 

  1. Poder com efeito Calmante

Pessoas que sofrem de ansiedade ou nervosismo, podem beber chá de canela, por suas propriedades calmantes que realmente acalmam a mente.

 

 

  1. Poder na prevenção do Alzheimer e Parkinson

A canela pode prevenir e até controlar as doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson. Dois compostos encontrados na canela parecem inibir o acúmulo de uma proteína chamada “tau” no cérebro, que é uma das características da doença de Alzheimer.

Em estudo feito em ratos com doença de Parkinson, a canela ajudou a proteger os neurônios, normalizou os níveis de neurotransmissores e melhorou a função motora.

 

  1. Poder na prevenção Contra Câncer

A canela age reduzindo o crescimento de células cancerígenas e a formação de vasos sanguíneos em tumores, além de ser um potente ativador de enzimas desintoxicantes no cólon, protegendo contra o crescimento do câncer.

 

  1. Poder Afrodisíaco

A canela melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual. 

 

  1. Poder como expectorante natural                                                                                                                                               
  2. Poder na melhora do funcionamento do intestino

Ao ser misturada com mel, facilita a digestão por ter efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório.

 

 

14. Poder na redução da dor da artrite

O uso da canela reduz citoquinas, que estão relacionadas com a dor artrítica.

Os pacientes que receberam meia colher de chá de canela em pó combinada com uma colher de sopa de mel todas as manhãs antes do café tiveram um alívio significativo da dor da artrite após uma semana e caminharam sem dor após um mês.

 

  1. Poder Anti-inflamatório

A canela ajuda a combater as infecções e reparar os danos nos tecidos.

 

  1. Poder no combate a Infecções Bacterianas e Fúngicas

O Cinamaldeído, principal componente ativo da canela, pode ajudar a combater vários tipos de infecção, incluindo as gripes e as infecções respiratórias causadas por fungos. Também pode inibir o crescimento de certas bactérias, incluindo Listeria e Salmonella.

Os efeitos antimicrobianos da canela também podem ajudar a prevenir a cárie dentária e reduzir o mau hálito.

 

  1. Poder no combater ao Vírus do HIV

A canela extraída de variedades Cassia pode ajudar a combater o vírus HIV-1.

Um estudo de laboratório que analisou as células infectadas pelo HIV descobriu que a canela foi o tratamento mais eficaz de todas as 69 plantas medicinais estudadas. Mas testes em humanos são necessários para confirmar esses efeitos.

Os tipos de canela. Qual tipo Escolher?

Os benefícios da canela para a saúde existem em todas as qualidades dessa especiaria, mas a Canela Cássia pode causar problemas quando consumida em grandes doses, pois contém cumarina. Já a canela “verdadeira” é muito melhor a este respeito, pois contém menos cumarina.

 

Sugestões para o uso da canela:

 

Polvilhe canela no leite, no café, com mel, no mamão, no melão e em sobremesas. Fica uma delícia!

A canela deve ser guardada em um recipiente de vidro hermeticamente fechado e colocada em local fresco, escuro e seco para não perder suas propriedades antioxidantes.

 

 

Atenção às Contra-indicações da Canela

 

A canela contém um composto tóxico conhecido como cumarina, que tem propriedades anticoagulantes e pode alterar a coagulação do sangue. Por isso, pessoas com problemas circulatórios ou no fígado só devem consumir canela com autorização médica.

O consumo da canela, tanto polvilhada quanto na forma de chá, Não é indicado para as gestantes em qualquer fase da gravidez. Isto porque a especiaria pode aumentar as contrações uterinas, elevando o risco de aborto. O alimento também não é interessante para lactentes e bebês.

 

 Riscos do consumo em excesso da canela

 

Em pessoas saudáveis o consumo em excesso da canela, além dos seis gramas máximos recomendados, pode levar a intoxicação, irritação das mucosas e do intestino, alteração dos batimentos cardíacos, úlcera e alergias.

 

 

Elaborado por:

Denize Terra CREF-G/GO 10506

Personal Trainer- 15 anos de experiência

Mestrado em Exercício, Saúde e Envelhecimento&Longevidade

Especialista em Qualidade de vida para o público 60+

Fundadora do Programa Longevidade com Qualidade

Facebook:  https://www.facebook.com/denize.terra.1

 

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.