EventosRelacionamentos

PLANEJANDO UMA FESTA DE CASAMENTO DE SUCESSO

5/5 - (5 votos)

A cerimônia de casamento provavelmente é uma das mais importantes cerimônias na vida de qualquer pessoa, não é surpresa dizer que tal tipo de cerimônia deve ser planejada até os mais pequenos detalhes, de modo que tudo saia perfeito. O que muita gente não sabe é que uma festa de casamento está longe de ser fácil de ser planejada, um equivoco ou problema em um dos importantes pontos da organização pode deixar tudo a perder. Diante deste cenário, separamos alguns detalhes que você deve ter em mente quando estiver organizando uma festa de casamento.

 

Escolhendo o local ideal

 

O primeiro passo é definir o local onde tudo irá acontecer. Algumas pessoas têm a sorte de escolher uma igreja que ficar perto do local da recepção ou até mesmo do lado. Tenha em mente que o local da cerimônia e da recepção devem estar mais próximos possíveis um do outro.

 

 

Outra coisa que deve ser levado em consideração na hora de organizar e escolher o local da festa de casamento é o clima. A diversos espaços que tem áreas de céu aberto, um lugar como esse pode ser perfeito para uma festa de casamento, contato que o clima favoreça, por isso, evite esse tipo de local, a menos que você tenha certeza das condições climáticas no dia da festa, algo que é bastante difícil.

 

Conheça os convidados

 

Outro ponto a ser levando em consideração são os convidados. Você precisa fazer perguntas do tipo: Quantas pessoas irão para a festa? A cadeirantes ou pessoas com necessidades especiais?

 

 

São membros de alguma religião com restrições sobre música ou comida? Esse tipo de pergunta irá trazer insights que o ajudarão a organizar a festa da melhor maneira possível.

 

Preparando a comida

 

No item anterior comentamos a importância de conhecer os convidados, isso é algo que deve ser levado em consideração na hora de preparar o menu da festa de casamento. Afinal existe a possibilidade de convidados alérgicos a certos tipos de comida e ingredientes.

 

 

Sem falar que saber se os convidados bebem álcool ou não pode ajudar você a escolher melhor as bebidas a serem oferecidas e etc.

 

Se você vai casar, não se envolva na organização!

 

Este é um ponto bastante negligenciado pelas pessoas. Muitos noivos e noivas cometem o erro de se envolverem na organização da festa de casamento ou fazem até pior: ficam inteiramente responsáveis pela festa.

 

 

 

O problema com esse tipo de atitude é que você inevitavelmente vai entrar de cabeça no processo com uma atitude muito perfeccionista. Dificilmente as coisas ficarão do seu agrado já que você quer que tudo saia perfeito, isso irá levar a frustração e irá atrasar todo o processo.

 

Organizando a fila do buffet do casamento

 

A fila do buffet pode ser pivô de uma das cenas mais grotescas da festa de um casamento. Imagine o seguinte, no local da festa você vê que há pessoas se amontoando em torno do buffet, isso porque estão todos com fome e querem comer o mais rápido possível. Está cena grotesca se repete incansavelmente em casamentos, isso porque poucas pessoas sabem exatamente como evitar que isso aconteça. Mas há uma forma muito simples de impedir que esse tipo de problema aconteça: Enumeração de mesas. Simplesmente enumere as mesas e chame os convidados mesa por mesa para a fila do buffet. Obviamente haverá pessoas que podem ficar chateadas se foram chamadas por último, mas isso é melhor do que ter uma fila de pessoas se aglomerando  para comer. Um ponto importante para esse tipo de organização de buffet é não deixar que sobras fiquem na mesa pois isso sim pode até ofender os seus convidados.

 

 

Com poucas pesquisas já dá para saber que o buffet de casamento é um dos itens mais caros da festa. Pesquise empresas perto de casa e que atendam o estilo de buffet que vocês desejam. Não deixe de agendar degustações e fazer vários orçamentos, pois alguns buffets tradicionais ainda sim podem valer a pena para um casamento simples.

Outra solução para o buffet de casamento é o estilo finger food, que oferece pratos de refeição simples, fáceis de comer e que todo mundo ama. Exemplo: salgados, petiscos e comidinhas práticas.

Finger Food

O finger food é adaptável para todos os estilos e locais de casamento, desde o campo até a praia. Os noivos têm mais liberdade para personalizar o cardápio do casamento, que pode ser feito pelos pratos preferidos da maioria das pessoas.

 

Contrate uma banda ao vivo ou um dj

Todo mundo gosta de música, selecione as melhores de acordo com o gosto dos noivos e entregue para a banda ou dj. Musica ao vivo é sempre mais interessante para casamentos e dificilmente não agradará os convidados.

O segredo aqui é escolher a banda certa, para isso é necessário pedir referências, descubra para quem essa banda já trabalhou, se elas já tocaram em casamentos antes e etc. Nada de contratar uma banda só porque um dos membros estudou com você na faculdade.

Garanta um serviço de estacionamento no casamento

 

Este é um ponto importante, pois pode ser uma chateação para os seus convidados.

 

 

Se o local da festa não tem uma área simples para estacionamento, o melhor a ser feito é contratar um serviço de estacionamento, especialmente se os convidados não conhecem a área da festa.

 

Conclusão

 

O local do casamento deve ser especial e lindo, isso não é segredo para ninguém! Mas ainda assim é possível economizar na escolha do espaço do casamento.

Você pode alugar o sítio ou chácara de amigos e familiares, que tendem a ser mais em conta.

Outra forma de economizar com o casamento é realizando a cerimônia e festa no mesmo local, separando ou adaptando o ambiente para ambos acontecimentos. Nessa opção, você pode optar por organizar a cerimônia de casamento com as mesas de jantar, por exemplo.

Agora você tem dicas mais do que o suficiente para organizar uma festa de casamento de qualidade. Ao seguir essas dicas você já estará a frente da maioria das pessoas que organizam esse tipo de festa.

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.