O QUE É ASTRONOMIA?
A astronomia é a ciência natural de estudar objetos e fenômenos localizados fora da atmosfera terrestre. Estrelas, planetas, cometas, asteróides, meteoros, nebulosas e outras galáxias são estudados por astrônomos, tanto profissionais como amadores, que utilizam uma ampla gama de instrumentos e tecnologia para fazer determinações quanto à densidade e composição química desses objetos, assim como sua distância relativa da Terra. A astronomia é sem dúvida uma das ciências mais antigas conhecidas pelo homem. Nossos primeiros ancestrais ficaram fascinados com os objetos celestiais que eram visíveis no céu noturno, tanto que desenvolveram habilidades de navegação que usavam locais de estrelas como um meio para orientá-los de um lugar para outro.
A astronomia não deve ser confundida com a astrologia, embora ambos tenham origens semelhantes, envolvem teorias e crenças completamente diferentes. A astrologia trata da crença de que as posições dos objetos celestes têm um impacto direto sobre os assuntos humanos, enquanto a Astronomia estuda a evolução e a formação de todo o universo, ou seja, o nascimento de uma estrela ou planeta, como foi criada, qual a composição química de um objeto, bem como o movimento orbital que mantém em conjunto com outros objetos na mesma galáxia.
Antigas civilizações antigas que começaram a estudar astronomia só conseguiram observar e prever os movimentos de objetos celestiais que eles podiam ver com o olho humano sem ajuda. Este processo foi normalmente realizado a partir de posições consideradas vantajosas, como o topo de uma montanha ou o edifício mais alto. Uma vez que o telescópio ainda não havia sido inventado, algumas dessas civilizações realmente ergueram enormes observatórios que usaram não só para fins astronômicos, mas também para cerimônias. Os monumentos que eles ergueram também foram utilizados para determinar as próximas mudanças nas estações, indicando em que horas do ano as colheitas devem ser plantadas ou preparadas para ser colhidas.
Na maior parte, os primeiros astrônomos só se preocupavam com o mapeamento de estrelas e planetas. Só até a construção de observatórios astronômicos que as idéias sobre a evolução do universo foram postuladas e exploradas pela primeira vez. Algumas das primeiras crenças giravam em torno da teoria de que a Terra estava no centro da galáxia e que todas as estrelas e planetas foram colocados em órbita em torno dela. Esta teoria é referida como o sistema ptolemaico, que representa um modelo geocêntrico do universo usando a Terra como ponto central.
A astronomia na era moderna envolve o estudo de objetos únicos, como quasares, pulsares, estrelas de nêutrons e o buraco negro infame. Os avanços na tecnologia que temos hoje em dia nos permitem a oportunidade de explorar o cosmos como nunca antes, e com cada passo consecutivo nos aproximamos cada vez mais de perceber como a vida como a conhecemos começou há séculos e séculos. A astronomia continua a desempenhar um papel vital na busca de mais respostas sobre quem somos e de onde procedemos. Os astrônomos relatam frequentemente que o estudo de objetos celestiais é semelhante a viajar de volta no tempo. Quanto mais longe nós podemos ir, melhor entenderemos como os planetas e as estrelas foram formados e como a vida foi criada no lugar que chamamos de Terra.
Astronomia pode ser um hobby interessante
As pessoas adoram as estrelas mesmo sem qualquer binóculo. Isto é, apesar do céu mais sombrio provocado pela poluição. As estrelas sempre foram um assunto interessante para os homens desde há milhares de anos. Eles já eram interessantes e tornaram-se ainda mais interessantes agora que já existem ferramentas avançadas que podem ser usadas para estudar as estrelas.
Todas essas ferramentas de astronomia tornam o universo ainda mais fascinante para estudar. É por isso que as pessoas sempre se sentem atraídas por notícias sobre a mais recentes descobertas sobre o universo. Os astrônomos e os entusiastas estão sempre esperando até mesmo a menor informação sobre os buracos negros, que são os assuntos mais interessantes. Se você tem interesse no assunto, saiba que existem muita informação e materiais acessíveis que pode transformá-lo em um astrônomo amador.
Com a criação de ferramentas de astronomia mais poderosas, imagens mais detalhadas são capturadas no universo. Estas são agora analisadas por pessoas comuns através de redes sociais porque o olho humano ainda é a ferramenta mais precisa na identificação de objetos, mais do que qualquer programa avançado.
Conclusão