Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

NHOQUE DE BANANA

NHOQUE DE BANANA
5 (100%) 5 votos

 

Que tal substituir o nhoque de batata por um nhoque de biomassa de banana verde ? É uma delicia , vale a pena experimentar e desfrutar dos benefícios .

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, sendo que este não é digerido e absorvido no intestino delgado, podendo ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem como fonte de energia para a produção das bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, que é responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

 

O consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarreia e constipação,além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo.

 

A banana verde é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas, e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, e reduzindo a necessidade de liberação de insulina para que esta glicose entre na célula, contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes, além do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.

 

Os estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Desta forma, a banana verde pode também ter uma importante função na prevenção do desenvolvimento de doenças do coração.

 

 Nhoque de Banana

Ingredientes

Massa

    • 500 g de biomassa (banana-verde cozida com casca)
    • 50 g de queijo parmesão ralado 
    • 2 colheres (sopa) de maionese 
    • Farinha de trigo para polvilhar
    •  

 Molho

 400 g de molho de tomate 

200 g de requeijão cremoso 

    • 100 g de casca de banana-verde picada 
    • 1 cebola picada 
    • 2 dentes de alho picados 
    • Sal, azeite e manjericão a gosto 

Modo de preparo 

Massa

1 Misture bem todos os ingredientes, polvilhe a farinha sobre uma superfície lisa e vá enrolando o nhoque em pequenas tiras até o ponto do nhoque convencional.

2 Corte as tiras em pedaços e cozinhe em água fervente até que eles boiem.

3 Escorra e reserve.

Molho

1 Refogue os dentes de alho e a cebola no azeite, adicione as cascas de banana e misture bem.

2 Adicione o molho de tomate e deixe cozinhar.

3 Desligue o fogo, adicione o requeijão cremoso e o manjericão.

Montagem

Em um prato, adicione a massa, o molho e mais manjericão, caso seja necessário

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.